Gentes da Terra e do Mar

Entre o mar e o barrocal, o município de Portimão formou nas suas gentes a consciência da importância do aproveitamento e articulação entre as actividades ligadas à terra e ao mar.
Estas actividades contam com uma longa história, onde os saberes rurais e marítimos considerados tradicionais vieram cedendo lugar às inovações tecnológicas, fortemente mecanizadas, que coexistem aqui e ali com vestígios de práticas antigas que perduram, procurando assegurar a subsistência das suas gentes.
É desta herança de vivências quotidianas entre actividades agrícolas e marítimas, da rentabilização dos recursos naturais, dos seus produtos, das suas sazonalidades e saberes, bem como nas transformações que o progresso lhes incute, que nos fala a exposição "Gentes da Terra e do Mar".
Terminadas as colheitas da terra e do mar, os produtos dirigem-se para o mercado municipal que, ao longo dos tempos, sofreu várias transformações, através das quais nos apercebemos da história do natural percurso da sua distribuição e comercialização.

(19 de Maio 2018 a 28 de Outubro 2018)