Descobre as 7 diferenças

Uma viagem de carrinhaUma viagem de carrinha

Uma viagem de carrinha

Preparem-se para uma emocionante viagem nesta carrinha, representada no postal da autoria de Humberto Martins, desenhador da antiga litografia Júdice Fialho, em Portimão.

Ela está prestes a partir e enquanto não chegam à Praia da Rocha, aproveitem para descobrir as 7 diferenças.

Estaleiros entre pontesEstaleiros entre pontes

Estaleiros entre pontes

Era grande a azáfama nos antigos estaleiros de Portimão entre as duas pontes. Mas a grande tarefa agora é mesmo descobrir as 7 diferenças entre as duas imagens, cuja fotografia original foi tirada desde a ponte rodoviária.

Hoje vamos ajudá-los e revelamos uma dessas diferenças, a falta de uma janela cinzenta, na antiga fábrica de conservas “Severo Ramos“.

Convento de São FranciscoConvento de São Francisco

Convento de São Francisco

Nesta interessante gravura do Convento de São Francisco, na qual, para além do antigo edifício religioso, podemos igualmente observar a escadaria de acesso aos pequenos barcos à vela, que ligavam as duas margens do rio Arade. Um pequeno grupo em amena cavaqueira, provavelmente constituído por barqueiros, pescadores e eventualmente um guarda, a julgar pela espingarda que exibe, é também representado pelo autor da artística gravura. Aproveite estas duas imagens do conhecido lugar histórico de Portimão para, tranquilamente, descobrir as 7 diferenças entre elas.
Uma boa vista para as Conservas BOA VISTAUma boa vista para as Conservas BOA VISTA

Uma boa vista para as Conservas BOA VISTA

Um pouco mais afastada das margens do rio Arade, era na Fábrica da Boavista que se fabricava esta conserva de sardinhas de sabor mais picante e com molho de vinagrete.

Mas o nome “Boa Vista” não poderia estar mais adequado a este passatempo, pois será necessário uma muito boa vista, para descobrir as 7 diferenças.

Banco de azulejos do Jardim 1º de DezembroBanco de azulejos do Jardim 1º de Dezembro

Banco de azulejos do Jardim 1º de Dezembro

Ainda que temporariamente, neste período de confinamento, não possamos parar para descansar como gostaríamos nos históricos bancos de azulejo do Jardim 1º de Dezembro, inaugurado em 1931, propomos que em vossas casas e tranquilamente, tentem descobrir as 7 diferenças entre as imagens dos azulejos que simbolizam, num dos banco daquele jardim de Portimão, a implantação da República Portuguesa, no dia 5 outubro de 1910.
O pintor espanhol das conservas La RoseO pintor espanhol das conservas La Rose

O pintor espanhol das conservas La Rose

O espanhol Antonio Gomez Feu era o artista da família Feu, responsável pelas coloridas imagens e cartazes publicitários das conservas da sociedade Feu Hermanos. Mas agora é necessário olhar com um pouco mais de atenção, para encontrar as 7 diferenças entre os dois cartazes.
Sardinhas Sardinhas

Sardinhas "Fine Bouche"

Esta conserva de sardinhas, produzida pelas fábricas da sociedade “Feu Hermanos”, para a empresa belga BLOC, chamava-se “Fine Bouche” e com esse nome pretendia-se transmitir a ideia de um produto de grande qualidade, para agradar às bocas mais exigentes. Aqui vos deixamos 7 diferenças entre as duas imagens, para serem encontradas pelos olhos mais atentos!
O antigo CoretoO antigo Coreto

O antigo Coreto

Nesta Praça Visconde Bivar (hoje chamada Manuel Teixeira Gomes), já não toca a velha Filarmónica de Portimão, conhecida popularmente pela banda do “Paga-Zé” que, em Julho de 1925, inaugurou o antigo coreto, na zona ribeirinha de Portimão.

Hoje o desafio será tentar encontrar as 7 diferenças entres estas 2 imagens, de um postal que o fotógrafo Luís Urbano dos Santos nos deixou.

Cartaz PublicitárioCartaz Publicitário

Cartaz Publicitário

Hoje recordamos o pintor Antonio Gómez Feu (1907-1983), natural de Ayamonte , autor deste belíssimo cartaz publicitário dos anos 30, para a promoção das conservas La Rose, da antiga fábrica Feu Hermanos, onde se encontra instalado o Museu de Portimão.

Deste seu trabalho, nos inspiramos para vos desafiar na descoberta das 7 diferenças, entre as imagens.

Exposição do MuseuExposição do Museu

Exposição do Museu

Mais um teste à vossa capacidade de observação, na zona da exposição permanente do Museu de Portimão, onde se exibem cepos de âncoras, ânforas, os canhões e os estaleiros como testemunho da intensa atividade marítima que o rio Arade e a localização de Portimão, sempre potenciaram.

Procurem as 7 diferenças entre as duas fotografias e tenham uma boa viagem no tempo e na história…

Antigos estaleiros de PortimãoAntigos estaleiros de Portimão

Antigos estaleiros de Portimão

A partir de uma fotografia dos antigos estaleiros de Portimão, junto à Fábrica de Conservas "Feu Hermanos", onde hoje é o Museu, aqui fica o desafio para descobrirem as 7 diferenças entre a imagem original nº 1 e a nº 2 . Hoje vamos ajudá-los e revelamos uma dessas diferenças, a falta do motor no barco, como podem observar no quadradinho vermelho.
La RoseLa Rose

La Rose

Para adoçar o paladar propomos hoje a descoberta das 7 diferenças, desta vez, entre as 2 imagens de um envoltório de conservas de filetes de biqueirão, com alcaparras, da marca “La Rose”, uma das especialidades produzidas na antiga Fábrica “Feu Hermanos”, onde hoje funciona o Museu de Portimão.

Bom apetite e muita atenção!

Festas da Amendoeira e do CarnavalFestas da Amendoeira e do Carnaval

Festas da Amendoeira e do Carnaval

O passatempo para a descobrirem as diferenças entre as 2 imagens, leva-nos a 1951, através de um cartaz da autoria do artista Júlio Bernardo, feito para promover as Festas da Amendoeira e do Carnaval, em Portimão.

Nessa época, a baixa de Portimão enchia-se de carros alegóricos que, partindo do antigo Mercado de Peixe, desfilavam entre o Jardim Bivar e o Largo do Dique, perante uma multidão de animados foliões. Divirtam-se a encontrar as diferenças!

AnnieAnnie

Annie

A conserva de sardinhas "ANNIE" era produzida em Portimão, pela Fábrica Portugália Industrial, mais conhecida por “Encarnada“, que se localizava entre as atuais ruas D. Carlos I e Avenida Afonso Henriques.

Bom proveito!

25 de Abril MFA25 de Abril MFA

25 de Abril MFA

Num momento em que comemoramos o 25 de Abril, aqui fica mais um desafio para a vossa capacidade de observação.

Descubram as 7 diferenças entre as duas imagens do cartaz “POVO - MFA” de João Abel Manta, simbolizando a profunda ligação entre o Povo Português e o MFA- Movimentos das Forças Armadas, a favor da liberdade e da democracia.

Figos do AlgarveFigos do Algarve

Figos do Algarve

Como não queremos que vos falte nada para os vossos queijos de figo e estrelas de maio, aqui vos enviamos da antiga filial de Portimão, da Bastos, Fernandes e Magalhães Lda, uma cesta de figos num transporte mais tradicional.

Mas atenção, primeiro têm que descobrir as 7 diferenças entre as 2 imagens!

Judice FialhoJudice Fialho

Judice Fialho

Das fábricas Júdice Fialho de Portimão , seguiam para todo o mundo e em especial para a Inglaterra, as apreciadas conservas de sardinha sem espinha (boneless), MARIE ELISABETH.

Mas desta vez propomos mais uma espinhosa missão! Descobrir as 7 diferenças entre as 2 imagens, deste antigo cartaz publicitário.

Moagem algarvia de pimentãoMoagem algarvia de pimentão

Moagem algarvia de pimentão

Este anúncio da Moagem Algarvia de Pimentão, publicada em 1939, na Revista Internacional , pretendia mostrar como a região algarvia seria uma ótima região para a plantação dos pimenteiros e para a indústria do pimentão.

Desejamos a todos uma bem temperada e saborosa descoberta das 7 diferenças entre as duas imagens, de um outro Algarve.

Vamos às soluções

Vamos às soluções

Já tentou mesmo descobrir as 7 diferenças de cada um dos desafios?


                                                                                                                                      logoCmp



@2018 - Sítio oficial do Museu de Portimão. Todos os direitos reservados.