Gentes da Terra e do Mar
“Gentes da Terra e do Mar” é uma média-metragem de cinema mudo produzida pelo Museu de Portimão, e com a realização dos participantes das férias de Verão em 2018. Nesta película, a imaginação e capacidade artística dos participantes levam-nos, ao longo de diversos episódios, e de uma forma simples e divertida a uma viagem pelas artes e profissões de outrora, que marcavam o quotidiano da cidade e do concelho de Portimão.
Todas as semanas um novo e divertido episódio espera por si. Fique atento e não perca!
A atividade da pesca conheceu o seu apogeu em Portimão nos meados do século passado, tendo como finalidade principal abastecer as dezenas e fábricas de conservas de peixe mas também os mercados.
Junto à ponte “velha” de Portimão, a proximidade entre o cais de descarga de peixe, a lota e o antigo mercado de peixe tornavam este local o verdadeiro “coração” da cidade e que os postais da época tão bem retratam.
Vendedores de peixe, compradores, marítimos que terminavam ou partiam para a faina, crianças e autoridades misturavam-se numa azáfama e rebuliço que permanece na memória de todos quantos as viveram.
Uma vez mais, os nossos atores de palmo e meia levam-nos numa viagem pelo tempo. Divirtam-se!
Aqui podemos perceber, de forma divertida, a agitação que se vivia nestes locais. Dezenas e muitas vezes, centenas de trabalhadores e trabalhadoras, com o seu esforço, preparavam diariamente não apenas a sardinha para o enlatamento mas, em algumas fábricas também a própria lata, a qual, muitas vezes, era por si só uma autêntica obra de arte!
Não percam mais um divertido episódio de “Gentes da terra e do mar”.
Não percam pitada!
Hoje passamos da peixeirada para a milheirada!
Hoje a peixeirada é garantida!
Desta vez vamos ter um capítulo doce e acutilante ao mesmo tempo!
Hoje é um episódio para ser tomado com moderação!
Hoje é um episódio é doce, mas se estiver seco agarra-se aos dentes!
Hoje é sempre a “retalhar”.
Para acabar, vamos fazer um barco e zarpar!
Capítulo I
Era uma atividade que ocupava centenas de homens, dura e exigente, mas na qual o trabalho árduo era temperado por uma boa dose de boa disposição e convívio.
Capítulo II
Capitulo III
Capítulo IV
Não percam mais um momento de boa disposição e aprendizagem!
Capítulo V
Capítulo VI
Capítulo VIII
Capítulo VII
Capítulo IX
Capítulo X
Capítulo XI
Capítulo XII
Capítulo XIII