Obras do Museu Gulbenkian integram exposição do Museu de Portimão “Lugares Paisagens Viagens”

A exposição “Lugares Paisagens Viagens” foi realizada em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian , que através do seu projeto, “Gulbenkian Itinerante”, iniciou, em parceria com cinco instituições nacionais, num modelo dinâmico, desenvolvido em prol do desenvolvimento cultural, a divulgação das suas coleções precisamente em Portimão.

É num discurso artístico, estético, cultural e geográfico, que esta iniciativa desafia e convida à descoberta de novas e imprevistas “Viagens” em que, num oportuno e complementar diálogo, às obras das coleções da Fundação Calouste Gulbenkian se juntam peças pertencentes ao acervo do próprio Museu de Portimão e dos colecionadores locais: Gita Honwana Welch, George Welch e Álvaro Pires.

“Lugares Paisagens Viagens” saída do inédito cruzamento entre as propostas visuais em exibição e estimulada pelo encontro de tempos e espaços tão diferenciados tem, porém, uma inesperada ajuda e a companhia de um muito especial e ilustre “guia” natural de Portimão - Manuel Teixeira Gomes. Também ele compulsivo viajante e um especial observador de lugares, gentes, territórios e paisagens, escritor de uma intensa e epistolar plasticidade verbal e visual, frequentador assíduo de museus, galerias e antiquários, participante ativo de tertúlias artísticas e literárias, paralelamente ao seu desempenho mais institucional, como diplomata e antigo Presidente da República Portuguesa, surge no desempenho desta missão.

Curtas citações retiradas dos seus livros surpreendem-nos ao longo da exposição, estabelecendo conexões, redescobrindo pontos de contacto, alargando possíveis interpretações, num inesperado diálogo com as obras dos vários autores e coleções da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu de Portimão e de colecionadores locais, contrapondo ou aproximando um eventual sentido literário à plasticidade das imagens.

A exposição, integrada nas Comemorações do Dia da Cidade, poderá ser visitada à terça-feira, das 14h30 às 18h00 e de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. Aos sábados o Museu de Portimão tem entrada gratuita entre as 10h00 e as 14h00.

Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão recebeu nesse ano uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, pela Associação Portuguesa de Museologia, e no ano seguinte pelo Turismo de Portugal, na categoria “Novo Evento Público”. Em 2010 foi distinguido internacionalmente com o prestigiante prémio “Museu Conselho da Europa” e em 2011 com o prémio “DASA - Mundo do Trabalho 2011”. Ainda nesse ano foi premiado pelo filme "À conversa com Manuel Teixeira Gomes", no Festival Tour Film Brazil 2011, realizado em Florianópolis, com a "Arara de Prata - Jovens Talentos". Em 2015 voltou a ser distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com o prémio “Inovação e Criatividade”, pelo projeto "A nossa cultura sai à rua".

(8 de dezembro  a 3 de março 2019)