Portimão, Território e Identidade

Foto Origem destino de uma comunidade af
Botao Origem destino de uma comunidade af Botao A vida Industrial desafio do mar af1 Botao Do Fundo das Aguas af1
 
Programada como a principal exposição de referência do museu, ocupando as naves industriais do anterior edifício fabril e distribuída por uma área de cerca de 1000 m2, “Portimão, Território e Identidade” representa uma síntese histórica do percurso desenhado pelas comunidades locais, desde a pré-história até à atualidade, sublinhando as atividades mais representativas da vida económica, cultural e social, dividida em três percursos.
 
O Percurso encontra-se dividido em 8 núcleos:
 

Alcalar - A Ocupação Milenar de um Território

alcalar As comunidades pré-históricas de Alcalar, o seu quotidiano, a importância da morte e seu ritual, há 5000 anos atrás.

A Presença Romana

presenca romanaTestemunhos de vivências e elementos arquitectónicos de villas e cisternas romanas encontradas no território portimonense.

A Presença Islâmica

presenca islamicaA Alcaria de Arge – uma estrutura rural da época islâmica (séc. XII-XIII).

Rio Arade, Uma Porta entre o Mediterrâneo e o Atlântico

rio aradeVestígios que emergiram do Rio Arade, enquanto local de cruzamento de culturas e civilizações, testemunhando uma intensa actividade flúvio-marítima, desde a pré-História à Época Moderna.

Abate da Madeira

abate madeiraDa serra de Monchique os troncos eram transportados nos carros para os estaleiros de Portimão, localizados na margem direita da foz do rio Arade.

Estaleiros de Portimão

estaleirosMemórias e testemunhos dos processos de construção naval em madeira e das várias indústrias com ela relacionada.

Frutos Secos e Fumeiros. O Mundo Rural na Viragem Industrial

frutos secosApresentação do processo de transformação do figo, que resultou no primeiro grande momento de expansão económica de Portimão.

Manuel Teixeira Gomes - Viajante, Político e Escritor

mtgomesPercurso biográfico deste portimonense notável, que viveu entre 1860 e 1941. Homem de negócios, escritor, diplomata e Presidente da República entre 1923 e 1925, nunca deixou de cultivar o prazer de escrever e viajar.


                                                                                                                                      logoCmp


@2018 - Sítio oficial do Museu de Portimão. Todos os direitos reservados.