O Desporto na Filatelia Portuguesa
A mostra “O Desporto na Filatelia Portuguesa”, composta por parte da coleção do Museu Nacional do Desporto e que cobre 120 anos de emissões filatélicas nacionais sob temática desportiva apresenta selos que evocam alguns dos eventos mais representativos, instituições e individualidades que marcaram o fenómeno desportivo português desde os finais do século XIX até à atualidade.
A coleção inicia com as emissões de porte franco da União de Atiradores Civis Portugueses entre 1899 e 1910. De entre os exemplares reunidos, merece igualmente destaque um datado de 1928 e que pode ser considerado o primeiro selo português com temática desportiva, sendo pioneiro a nível mundial na utilização dos anéis olímpicos na filatelia. A emissão em causa destinava-se a apoiar financeiramente a participação de uma seleção portuguesa nas Olimpíadas de Amsterdão.
A filatelia de temática desportiva só começa a evidenciar-se a partir da década de 1950, sendo o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 1952 a primeira competição realizada em Portugal e assinalada em selo. Outras emissões interessantes que constam da mostra são diversos selos que circularam nas antigas colónias/províncias ultramarinas.
Esta mostra filatélica é complementada e valorizada, através de um conjunto de painéis de grande formato, nos quais o Museu de Portimão pretende estabelecer e destacar uma relação de proximidade entre a temática dos desportos imanada de alguns dos selos expostos e os espaços, associações, clubes e atletas, que têm vindo a utilizar o território do Município para a prática desportiva.
A exposição poderá ser visitada à terça-feira, das 14h30 às 18h00 e de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. Aos sábados o Museu de Portimão tem entrada gratuita entre as 10h00 e as 14h00.
(19 de janeiro a 24 de fevereiro 2019)