Bem-vinda Sejas Amália

2020 é o ano em que se assinalam os 100 anos do nascimento de Amália Rodrigues e a exposição itinerante chega a Portimão, integrando o programa nacional de Comemorações do Centenário do Nascimento de Amália, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A vida da aclamada Diva do Fado é celebrada nesta mostra em quatro módulos, mostrando as diversas facetas de Amália. “Do eco do sucesso mundial que nem sempre chegou a Portugal, pelo seu vanguardismo e arrojo artístico, ao recato do seu camarim. Não esquecendo as curiosidades menos conhecidas da sua carreira”.

“Bem-Vinda Sejas Amália” pretende dar a conhecer a singularidade da figura de Amália, enquanto mulher e artista. “Cosmopolita - presença assídua nas mais importantes salas de espetáculo do mundo - e sensível, no campo a colher flores silvestres”.

O título “Bem-vinda sejas Amália” é uma alusão à forma carinhosa como foi recebida pelos militares portugueses em Moçambique, em 1969, quando foi cantar para os feridos de guerra. A frase, então escrita num cartaz, registada pela RTP para a posteridade, foi sendo replicada noutras alturas e noutros contextos, nas suas inúmeras digressões pelo país e pelo estrangeiro.
A exposição pode ser visitada até ao dia 10 de janeiro de 2021.

A exposição pode ser visualizada online AQUI.

(12 de dezembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021)