Aquedutos de Portugal: Água e Património

As fotografias que integram a exposição resultam do levantamento fotográfico, iniciado em 2007, pelo museólogo Pedro Inácio.
Trata-se de trabalho de investigação que culminou com a edição do livro "Património Cultural da Água-Roteiro de Aquedutos" editado, em 2021, pela Câmara Municipal de Mafra e apoiado, institucionalmente, pela Comissão Nacional da UNESCO e pelo Museu da Água da EPAL.

A maioria destes antigos sistemas de abastecimento de água gravítico remontam aos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX.
Entre os aquedutos selecionados, além do aqueduto de Conímbriga, construído durante o Império Romano, no século I d.C., podem-se observar algumas obras hidráulicas classificadas como Património Mundial (nomeadamente em Elvas, Évora, Mafra e Tomar).

Através das fotografias de Pedro Inácio, percorremos um dos mais relevantes testemunhos de nosso património histórico e cultural, sublinhando a importância destes antigos e milenares monumentos hidráulicos para a humanidade, ao longo dos tempos, num diálogo permanente entre água e património.

Pedro Inácio nasceu em Lisboa e é licenciado em Ciências Históricas e tem o Curso de Mestrado em Museologia e Património. É Museólogo e Conservador do Museu da Água da EPAL. Tem diversos livros editados, resultantes do seu trabalho de investigação na área do Património Cultural da Água.
(28 de janeiro a 26 de março de 2023)