Brinquedos de lata

Esta exposição é constituída por brinquedos de latas fabricadas em Portugal, cuja produção remonta ao início do século XX, pelas mãos do artesão José Augusto Júnior “JAJ”.

Durante a 2ª Guerra Mundial, a chapa metálica (folha-de-flandres) começou a escassear dando origem à procura desta matéria-prima, sobretudo na região norte, em Alfena e depois em Gondomar e Ermesinde, em fábricas de conservas de Matosinhos, nas litografias de chapa e sucatas, reutilizando as sobras e as latas já utilizadas, de forma a dar continuidade ao fabrico de brinquedos.

Tendo em conta que, na sua grande maioria, os brinquedos passaram a resultar da reciclagem de latas de azeite e sardinha faz todo o sentido que estas memórias sejam agora partilhadas neste museu que outrora foi uma fábrica de conservas de peixe.

Um agradecimento a Carlos Anjos e ao restaurante “CAN THE CAN”, em Lisboa, pela recolha e colecção destas peças e por terem aceite o nosso desafio para os dar a conhecer no Museu de Portimão

(7 de Julho 2018 a 2 de Setembro 2018)