Manuel Guerreiro - O Homem do Jazz

Constituem a base desta mostra o amor pela música e a paixão pelo jazz do portimonense Manuel Guerreiro (1932-2005), o seu relevante e criativo percurso musical e o reconhecimento de uma intensa atividade artística, entre os seus e por todo o mundo.

Para além de realçar o forte desejo demonstrado por Manuel Guerreiro em partilhar e fomentar o gosto pela música nos clubes de jazz que criou (“O Caldeirão”/Ferragudo e o “Manoel’s Jazz Club”/Monte Carvoeiro), a exposição constitui uma merecida homenagem e um especial tributo à sua inspiradora e dinâmica vida.

A exposição vai recriar «vários períodos da vida do músico, com objetos, fotografias, cartazes, memórias, falando deste que foi um dos maiores saxofonistas de jazz portugueses, com uma grande predisposição, desde miúdo, para a música. Na mostra, estará, por exemplo, uma réplica do palco, bem como mesas e cadeiras do “Manoel’s Jazz Club”, no Monte Carvoeiro, o segundo e último dos clubes de jazz fundados pelo músico.

(20 de maio a 1 de outubro de 2023)