Skip to main content

Sardinha – O Sem Fim da Pesca do Cerco”

 

Da autoria do fotógrafo Hélder Luís, a exposição “Sardinha – O Sem Fim da Pesca do Cerco”, resulta de um extenso projeto de fotografia documental desenvolvido entre 2018 e 2022, durante o qual o autor acompanhou tripulações de embarcações de cerco por todo o país. O trabalho mergulha na vivência das comunidades piscatórias portuguesas, captando o quotidiano, as emoções e a relação íntima dos pescadores com o mar — um espaço de trabalho tão vasto quanto imprevisível.

“O verdadeiro desafio foi capturar a alma da atividade — a vida dos pescadores, a força dos elementos naturais e a incerteza constante que definem o dia a dia”, afirma Hélder Luís.

Ao longo de quatro anos, o fotógrafo percorreu portos de norte a sul, e agora traz esse olhar sensível e profundo até ao Algarve, numa oportunidade única para o público da região.

A exposição integra fotografias, textos, infografias e desenhos técnicos que ajudam a contextualizar e aprofundar o conhecimento sobre a pesca do cerco — técnica tradicional de captura da sardinha, cuja prática envolve não só conhecimento técnico, mas também herança cultural e identidade coletiva.

(4 outubro a 23 novembro de 2025)

                                                                                                                                      logoCmp



@2023 - Sítio oficial do Museu de Portimão. Todos os direitos reservados.