Restauro do Jardim 1º de Dezembro

1117x446

Estão em curso os trabalhos de conservação e restauro no jardim 1º de Dezembro, em Portimão, estando prevista a conclusão dos trabalhos até ao final do ano. Incluída na obra está ainda o restauro da fachada do edifício adjacente, onde funcionou a Cruz Vermelha.

Tendo por base o projeto de preservação dos azulejos do Jardim Iº de Dezembro elaborado pela equipa de Conservação e Restauro do Museu de Portimão a intervenção, agora levada a cabo pela equipa: Susana Lainho Unipessoal Lda, vem dar um novo brilho a este património. Com estas ações procura-se dar uma nova estabilidade do ponto de vista físico e recuperar o seu valor estético.

O edifício presente no gaveto entre a rua Dr. João Vitorino Mealha e o Largo 1º de Dezembro é de edificação contemporâneo, apresentando uma decoração eclética nos seus dois pisos erigidos sob uma planta quadrangular. Está presente nas memórias mais antigas dos cidadãos portimonenses como Laboratório Municipal de Análises, havendo alusões às filas de leiteiros à porta que tinham de certificar o seu produto como apto, antes de o irem vender porta a porta. Mais tarde, no edifício foram desempenhadas as funções do serviço municipal de aferimento de pesos e medidas sendo posteriormente emprestado à Cruz Vermelha Portuguesa, que ali instalou o seu Posto de Socorro nº36.