Réplica da Fragata "L'Hermione"

No próximo dia 23 de janeiro, pelas 16h00, o Auditório Museu de Portimão será palco da cerimónia de doação de uma réplica da Fragata francesa “L`Hermione” por parte da Associação “Union des Français de l’Étranger” (UFE) ao Museu de Portimão.

Após a cerimónia, na qual se inclui um beberete, seguir-se-á na sala do Auditório a apresentação da peça de teatro “La Candidate”, em três atos e um epílogo de Jean FRANCO e Guillaume MALANIE, adaptado por Marie Marthe BOUILLON.

O espólio Museu de Portimão é assim reforçado com a doação da réplica da Fragata “L`Hermione”, um verdadeiro símbolo da luta pela democracia e pelo espírito da lusofonia e francofonia. Passados oito meses e depois dos momentos memoráveis que a visita da Fragata “L`Hermione” proporcionou aos residentes e turistas, a UFE oferece agora uma réplica com cerca de 95 cm que estará exposta no foyer do Auditório e posteriormente integrada no espólio deste equipamento cultural. Um modelo de embarcação realizado com a duração de 900 horas pelo Sr. Puygrenier.

De referir, que a Fragata “Hermione”, o navio que o Marquês de Lafayette usou para chegar à América do Norte, em 1780, visitou Portimão, de 8 a 10 de maio do ano transato. Durante três dias o porto de Portimão recriou o “Village L’Hermione LaFayette” para receber várias dezenas de curiosos e interessados em conhecer a aventura vivida em 1780 pelo Marquês de La Fayette, em direção à América do Norte, incluindo escolas e diversas entidades públicas e governamentais.

Integrada num evento público, a vinda da fragata para Portimão foi uma iniciativa organizada pela delegação algarvia da associação Union des Français de l’Étranger (UFE), que se insere nos valores humanistas portugueses e franceses, sendo esta escala da Hermione vista como uma ocasião perfeita para reforçar a francofonia que há tanto tempo une estas duas nações.