Guia multimédia

Grande parte da história e do poder de um país, de uma cidade e de um povo está localizado nos seus museus e monumentos.

O Museu de Portimão, visitado por milhares de pessoas dos quatro cantos do globo, representa hoje um ponto de referência no panorama museológico nacional e internacional, constituído igualmente um importante fator na qualificação da oferta turística do município, da região e do país, contribuindo para a diminuição da sazonalidade turística, uma vez que representa uma oferta de qualidade com caracter contínuo ao longo de todo o ano.

A aplicação do Museu de Portimão oferece aos visitantes uma visita guiada, em cinco línguas (PT, ES, EN, FR, DE), pelas peças mais significativas e pelos espaços mais interessantes do museu.

Descarregue aqui a aplicação do Museu de Portimão:
Aplicação para Android - Guia do Museu de Portimão
Aplicação para IOS - Guia do Museu de Portimão

À entrada da exposição o visitante poderá descarregar o Guia ou em alternativa, caso não tenha um smartphone, poderá pedir um dos dispositivos disponíveis para o efeito. O visitante com a aplicação no dispositivo móvel apenas terá que carregar no botão iniciar para que uma voz-off dê as primeiras instruções e dê as boas vindas ao museu.

O Guia Multimédia Aumentado tem disponível as áudio-descrições, galerias de imagem, vídeo e realidade aumentada e a informação técnica que está ligada com o website do museu e com o centro de documentação.

A meio do percurso expositivo o visitante em cadeira de rodas ou com dificuldades em descer escadas, poderá a partir da aplicação ou a partir de uns óculos de realidade virtual visualizar e sentir-se como estando na Cisterna do museu. Recorrendo aos óculos de RV e a imagens 360º foi possível pela primeira vez algumas pessoas verem e sentirem-se como estando na Cisterna.

No final da visita o visitante tem a possibilidade de responder a um pequeno inquérito, no qual fala da sua experiência de visita, da facilidade ou não de utilização da aplicação e outras informações relevantes.

A criação da APP do Museu de Portimão permitiu:

• aumentar a quantidade, qualidade e diversidade a dinâmica e a adaptabilidade de conteúdos oferecida ao visitante, permitindo a sua atualização de forma permanente com os novos dados científicos.

• Disponibilizar a informação em diferentes línguas de modo a que a mesma seja agora compreendida pelo maior número de visitantes, aumentando assim a satisfação da visita

• Garantir a acessibilidade e compreensão dos diferentes conteúdos das exposições através de conteúdos multimédia e locução em diferentes línguas.

• Garantir a adequabilidade dos conteúdos aos interesses dos visitantes.

• Consideramos que a implementação deste projeto constitui uma ferramenta essencial para a qualificação presente e futura deste importantíssimo ativo turístico, melhorando a experiência do visitante e reafirmando e cimentando a qualidade do destino turístico.

Descarregue aqui a aplicação do Museu de Portimão:
Aplicação para Android - Guia do Museu de Portimão
Aplicação para IOS - Guia do Museu de Portimão