Campanha subaquática 2018

Durante o mês de Junho de 2018 decorreu a campanha de arqueologia subaquática realizada no rio Arade no quadro do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Portimão, através do Museu de Portimão, e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH/NOVA), através do CHAM (FCSH/NOVA|UAc).
Os trabalhos realizados incidiram sobre os arqueossítios Arade B, um sítio complexo, com vários contextos de naufrágio e fundeadouro romanos e modernos, Ponta do Altar B, um possível naufrágio de inícios do século XVII e os navios dos séculos XVIII-XIX GEO 5 e Arade 23.

Entre os principais resultados, destacam-se a recuperação de uma ânfora intacta do tipo Dressel 1 (datada do fim séc. II a.C./ meados do séc. I a.C., produzida na costa tirrénica da Península Itálica, para transporte de vinho) em Arade B e o registo do navio GEO 5, provavelmente do século XIX, que se encontrava mais exposto do que em anos anteriores.

A campanha contou com a participação de alunos de arqueologia da FCSH e com o apoio de diversas instituições: Fundação para a Ciência e Tecnologia, Clube Naval de Portimão, Grupo de Amigos do Museu de Portimão, Ondanautica Lda. Clube Subaquático de Mergulho Portisub, Centro de Mergulho Subnauta, Capitania do Porto de Portimão, Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., Direcção-Geral do Património Cultural e Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática.