Lançamento do Guia de Museus do Algarve

Ontem, dia 21 de fevereiro, o Auditório do Museu de Portimão recebeu a apresentação pública do primeiro “GUIA DE MUSEUS DO ALGARVE”, em formato eletrónico.

No palco estavam presentes a Jornalista Elisabete Rodrigues, moderadora, José Gameiro, Diretor Científico do Museu de Portimão, Emanuel Sancho, diretor do Museu do Trajo de São Brás de Alportel, Dália Paulo da Câmara Municipal de Loulé, Teresa Mendes, Vereadora da Câmara de Portimão e a Diretora Regional de Cultura, Adriana Freire Nogueira.

O Guia pretende assumir-se como um dinâmico e coletivo contributo para valorizar, divulgar e celebrar a diversidade cultural de toda uma região. São 19 estruturas museológicas, entre Museus, Centros Ciência Viva, Parques Naturais, Centros Interpretativos, Explicativos e Ambientais, e integram o Guia de Museus do Algarve, numa versão em formato eletrónico de e-book, que pode agora ser descarregada livremente da internet.

Consulte o Guia Eletrónico em PDF aqui:
E-Book para computador
Guia eletrónico em PDF

O guia quer ainda ser um instrumento facilitador de uma maior acessibilidade pública, acrescentando uma melhor e mais progressiva difusão de informação da oferta dos serviços dos vários museus e demais entidades, dos seus programas, iniciativas e acervos, num permanente e frutífero diálogo com os seus potenciais visitantes e comunidades.

Emanuel Sancho, diretor do Museu do Trajo de São Brás de Alportel e membro do grupo coordenador que deu origem ao livro, sublinhou que este é mais um projeto «fiel aos princípios de uma efetiva, salutar e continuada parceria, que nasce do trabalho em rede, iniciado em 2007, com a criação da Rede de Museus do Algarve», que foi a primeira do género em todo o país.

No lançamento do Guia, Teresa Mendes, vereadora da Câmara de Portimão, sublinhou a «visão global de 20 museus todos unidos num mesmo propósito», salientando a importância que o turismo cultural, para o qual este Guia é uma ajuda preciosa, tem para o Algarve.

Adriana Freire Nogueira, diretora regional de Cultura, falou sobre o formato de e-book do Guia, sublinhando que, sendo digital, «podem estar sempre a introduzir novas informações, sendo mais fácil mantê-lo atualizado».

Defendendo que uma das principais missões dos museus é «mostrar o passado, mas sempre virado para o futuro», a diretora regional de Cultura desafiou os responsáveis pela Rede de Museus do Algarve a fazer uma candidatura para uma versão impressa do Guia.

Guia de Museus do Algarve
Propriedade e edição: Rede de Museus do Algarve
Coordenação Editorial: Grupo Coordenador da Rede de Museus do Algarve
Edição de texto: Rui Parreira (Direção Regional de Cultura do Algarve)