11º Aniversário do Museu de Portimão

Na sexta e no sábado passados, o Museu de Portimão teve em festa a celebrar o seu 11º Aniversário.

Na sexta-feira, pelas 21h00, teve início a 19ª Corrida Fotográfica de Portimão com 80 inscritos e na Sala do Descabeço, ouviu-se o Fado pela Ana Baptista no âmbito do estágio curricular do curso TeSP em Gestão de Animação Turística da Universidade do Algarve.

A Sala do Descabeço, espaço intimista e único transportou-nos para um universo acolhedor onde o Fado se apresentou na sua forma mais tradicional. Este foi um momento de Fado e de conversas entre amigos. Poucas pessoas, um concerto intimista que, mais do que um concerto, foi um momento de partilha de emoções.

No sábado, dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, todos os visitantes foram convidados a entrar gratuitamente quer no Museu, quer nos Monumentos Megalíticos de Alcalar. Pelas 17h00, teve início a inauguração das duas Exposições “Da minha Janela ainda vejo o Algarve?” com fotografias de Filipe da Palma e “Reencontro com as obras de Hein Semke em parceria com o Museu Nacional de Azulejo.

Em dia de aniversário, Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, revelou que, ao longo dos seus onze anos de existência, o Museu recebeu mais de 700 mil visitantes, acrescentando que, no ano passado, houve mais 18 mil visitantes. Isso significa que esta casa tem vida, tem movimento, concluiu a autarca.

A juntar aos prémios, alguns deles internacionais, que o Museu de Portimão, no dia 23, às 15h00, no Palácio Fronteira, em Lisboa, irá ser galardoado com mais um: uma menção honrosa na categoria de Boas Práticas, no âmbito da candidatura do Museu de Portimão e da ARU aos “Prémios SOS Azulejo”, distinguindo a exemplar recuperação dos azulejos do Jardim 1º de Dezembro.

No foyer e nas salas da estrutura museológica de Portimão, entre mais de uma centena de pessoas, deambulavam as nove musas – jovens estudantes de teatro da Escola da Bemposta – que transportaram a escultura que representará o novo troféu “Prémio Museu Portimão”, a ser atribuído pela primeira vez em Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), no próximo dia 25, durante a cerimónia do EMYA 2019 -Prémio Museu Europeu do Ano, ao Museu mais acolhedor da Europa.

No fim da festa, como é tradição do Museu de Portimão, foram apagadas as velas e (re)partido o bolo de aniversário, como sempre uma verdadeira obra de arte, que mais uma vez saiu das mãos de Vera Santos, funcionária do museu e responsável pela pastelaria portimonense «Amor às Fatias».

Desta vez, o bolo representava uma das bancadas da sala do descabeço (uma das zonas do Museu, preservada da antiga fábrica conserveira), com uma operária, as canastras com sardinhas e até o chão, com o padrão de mosaicos brancos e vermelhos. Tudo recriado ao pormenor por Vera Santos, que, ano após ano, surpreende as largas dezenas de participantes nesta festa de aniversário.