Prémio Museu Europeu do Ano

O Acordo de Parceria entre o EMF-European Museum Forum (Forum Europeu dos Museus) e o Município de Portimão, assinado no passado dia 23 de novembro, por Jette Sandahl, Presidente da Direção do EMF e Isilda Varges Gomes Presidente da Câmara Municipal de Portimão, marca o início da formalização da candidatura de Portimão e do seu Museu, como os locais escolhidos para a futura realização do mais relevante evento anual de atribuição dos prémios “Museu Europeu do Ano”, da museologia europeia, o EMYA-“European Museum of the Year Award”, em 2021.

Portimão, como Município de acolhimento do EMYA 2021, será oficialmente anunciado em Cardiff, capital do País de Gales, em 2 de maio de 2020, no decurso do EMYA 2020, o qual decorrerá no próximo ano, no Museu Nacional do País de Gales, daquela cidade do Reino Unido.

A parceria agora estabelecida prevê que em maio de 2021, a “Conferência Europeia Inovação em Museus” e a “Cerimónia de Entrega dos Prémios Museu Europeu do Ano”, sejam dois importantes momentos do EMYA 2021 em Portimão e para os quais se podem candidatar e inscrever até março de 2020 em https://europeanforum.museum/applications/, todos os museus europeus, dos 47 países pertencentes do Conselho da Europa, que foram abertos ou foram substancialmente renovados desde janeiro de 2017, como potenciais candidatos a vencedores nas sete categorias de prémios, do quais se destacam o “Prémio Museu Europeu do Ano “e o “Prémio Museu Conselho da Europa”.

Desde que recebeu em 2010, o prestigiante Prémio “Museu Conselho da Europa”, o Museu de Portimão tem vindo a estabelecer uma estreita ligação europeia com o EMF-European Museum Forum.

Essa ligação tem-se mantido através da participação do seu Diretor Científico José Gameiro, desde 2011, como membro do Júri do EMYA no qual igualmente exerceu a presidência do mesmo entre 2015 e 2018 e , muito recentemente em 2018, um outro acordo de parceria entre o Município de Portimão e o European Museum Forum, permitiu a instalação da sede do secretariado do EMF e do seu arquivo histórico no Museu de Portimão e no seu Centro de Documentação.

Deste modo, é toda a história deste Prémio Europeu e a documentação das centenas de museus candidatos, nomeados e premiados, ao longo dos seus 42 anos da sua existência (1977-2019), que de Liverpool, Berlim e Milão virão para Portimão onde serão organizados e preparados para posterior acesso público.

Igualmente e fruto dessa parceria, foi criado o Prémio “Museu Portimão”, uma nova categoria através da qual, se pretende distinguir anualmente o museu mais acolhedor e acessível da Europa, tendo o mesmo sido atribuído na sua primeira vez, ao Museu “SS Great Britain de Brunel”, de Bristol, durante a cerimónia de entrega dos prémios em 2019, na cidade de Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina.