Dia da Criança

1117x446px Dia Crianca

Música, teatro, desporto, literatura e natureza de mãos dadas com alegria e muita animação.

Este ano o Dia da Criança será diferente em Portimão, mantendo a magia habitual, apesar dos constrangimentos resultantes da atual situação pandémica, e na certeza de que “Vai tudo ficar bem!”

Inspirada nas cores do arco-íris, o diversificado programa está cheio de propostas virtuais para que os mais pequenos deem asas à sua fértil imaginação, mesmo a partir de casa, existindo uma oferta online especial e variada, da música à natureza, passando pelo teatro, desporto e literatura, tudo pautado por muita alegria.

O Dia da Criança, que se festeja a 1 de junho, será marcado por inúmeras propostas a cargo de diversos equipamentos municipais, que para o efeito prepararam uma programação com ótimas dicas.

Sob o mote “Contos, histórias e escrita criativa em casa”, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes vai disponibilizar um conjunto de atividades, entre as quais a Hora do Conto, dirigida a crianças dos 4 aos 6 anos acompanhadas por um dos pais e intitulada “A história de Ferdinando", de Munro Leaf. Esta iniciativa presencial e online recorre à técnica narrativa do teatro de sombras e a respetiva pré-inscrição deve ser feita pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Nas sessões de contos online, poderão ser ouvidos "Os piores contos do mundo", por Rodolfo Castro, bem como os “Contos hilariantes para miúdos e…. graúdos”, por Luísa Ducla Soares, Daniel Completo e José Fanha. Haverá ainda “O que os professores Bibliotecários nos dizem…”, um conjunto de mensagens online dos professores bibliotecários das escolas de Portimão, além da apresentação online do Clube de Escrita Criativa para Jovens, por Analita Santos, que requer pré-inscrição para o email já indicado.

Quanto ao Museu de Portimão, as crianças poderão navegar pelo menu do website deste equipamento, acedendo à rubrica Museu em Casa. Sob o mote “Não percas o cardume de vista” a proposta será aprender mais sobre a sua história através de brincadeiras, adivinhas, jogos, filmes e desafios divertidos. Consulte aqui o nosso Especial Dia da Criança

Após o período de confinamento devido à pandemia da Covid.19, a Quinta Pedagógica de Portimão escolheu simbolicamente o Dia da Criança para reabrir portas, disponibilizando na Internet o vídeo “A vida do campo na cidade”, que constitui o lema deste equipamento municipal, um dos mais procurados pela pequenada.

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão também se associa à data e vai disponibilizar a peça teatral “Uma bela amizade entre a Flor e a Abelha”, gravada no palco do Grande Auditório, com a interpretação de João Bota e Rosa Bento. Esta é a dramatização de um conto que chama a atenção para a importância da amizade e para o respeito que devemos ter uns pelos outros, sabendo aceitar as diferenças.

Ao longo deste dia, as crianças também poderão participar em diversas atividades desportivas na atividade “Dança, pula e corre em casa”, que inclui aulas de ioga e pop dance, além de duas coreografias de dança, respetivamente dirigidas aos escalões etários 5/8 anos e 9/14 anos.

O Dia da Criança será igualmente pretexto para a estreia absoluta da Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Portimonense, composta por jovens entre os 10 e os 21 e por alunos que tocam os instrumentos há menos de um ano. Os músicos interpretarão o tema “Era uma vez”, durante a transmissão de um excerto do filme "A Bela e o Monstro".

Todos os vídeos que enriquecem a programação do Dia da Criança em Portimão estarão disponíveis online durante esta data, a partir das 8h30, quer no Facebook do Município (https://www.facebook.com/portimaomunicipio/) quer no canal Youtube da autarquia (https://www.youtube.com/municipioportimao).

ERNESTO SENSIBILIZA

Ainda no âmbito do Dia da Criança, e pela importância que tem o processo de desconfinamento e de gradual regresso à “normalidade” para as crianças com idades entre os 2 e os 6 anos, o Município de Portimão promoverá, entre 1 e 9 junho, ações de sensibilização junto das creches da rede particular e solidária e nos jardins de infância da rede pública do concelho, no sentido de garantir boas práticas de funcionamento para combater a Covid-19. Aderiram a este projeto 22 estabelecimentos.

Trata-se de ações lúdico-pedagógicas com o tema “Ernesto regressa à escolinha sem medo do Covid" e desenvolvidas especificamente com esta finalidade, sendo o personagem um duende que não tem medo do vírus porque lava as mãos e não dá beijinhos ou apertos de mão.

A programação integral do Dia da Criança em Portimão pode ser consultada aqui: https://view.publitas.com/municipio-de-portimao/programa-especial-dia-da-crianca-portimao-1-junho-2020/page/1