Museu está acessível ao alcance de um clique

MUSEUPTM 1117x446px

Apesar do encerramento temporário, devido ao atual contexto de confinamento, o Museu de Portimão adaptou-se à realidade não presencial da diversidade dos seus públicos e utentes, tal como já havia feito em março de 2020, tendo relançado e renovado a partir de 15 de janeiro o projeto “Museu em Casa”.

Com uma periodicidade diária, é objetivo do Museu de Portimão alargar as formas de acesso online e de comunicação digital dos seus principais conteúdos, atividades museológicas e patrimoniais (quer através da rede social Facebook, quer da página na Internet), continuando ativo, independentemente de futuros e eventuais períodos de confinamento.

Dirigido a todos os níveis etários, dos mais velhos aos mais novos, é proposto um espaço simultaneamente divertido e educativo, na descoberta da história e da cultura local, percorrendo as várias ofertas do menu “Museu em Casa”, dividido pelos principais quatro temas: Oficina Educativa, Fábrica de Histórias, Visitas Virtuais e Edições Online.

Para além da variedade das propostas, dentro de cada um delas é possível aceder e descobrir, por exemplo, no tema “Fábrica de Histórias”, a rubricas como “Uma Peça - Uma História“, “Nem tanto ao Mar, Nem tanto à Terra”, “Arquivo de Memórias”, “Conservar para Durar “ e “Gentes da Terra e do Mar”, esta última relacionada com o trabalho desenvolvido pelos jovens participantes no projeto “Férias no Museu”.

Uma outra e original oferta virtual, a desfrutar pelos diferentes percursos da exposição principal “Portimão- Território e Identidade “, é a proposta de uma viagem pelas imersivas e inesperadas imagens, captadas por um guia voador muito especial, o “Senhor Drone” que poderá ser visualizada em Visita Virtual "Senhor Drone".

Desde o seu reinício, o projeto “Museu em Casa” na página de Facebook Oficial do Museu tem vindo a registar uma forte adesão e interação, conforme as estatísticas o indicam, sobretudo nas rotinas das famílias, verificando-se até ao momento mais de 10 750 seguidores, que desfrutam de passatempos, histórias, jogos, filmes, exposições e peças, tendo como ponto de referência uma agradável e fantástica viagem pela cultura de Portimão.