Exposição “Somos todas as Cores” celebra 13º aniversário do Museu

HEIN SEMKE 1117X446px

A mostra “Somos todas as Cores”, do ceramista e escultor alemão Hein Semke, abrirá a 15 de maio o novo ciclo de exposições temporárias do Museu de Portimão, assinalando o 13º aniversário deste equipamento cultural.

A exposição integra o programa da Semana da Interculturalidade, que decorre entre 21 e 29 de maio, e visa sensibilizar os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural, através de um conjunto de trabalhos de pintura, desenho, monotipia, escultura e xilogravura de uma enorme diversidade cromática, realizados pelo artista em Portugal, entre 1963 e 1976.

As peças foram selecionadas de entre a coleção de 1672 obras originais de Hein Semke (1899-1995), resultantes da excecional e generosa doação de Teresa Balté ao Museu de Portimão.

A multifacetada, experimental e colorida forma de tratar o rosto, o corpo e a figura humana, em especial a feminina, são a temática fulcral desta nova mostra, com curadoria de José Gameiro, que igualmente dá a conhecer a criativa espontaneidade e capacidade de expressão, o humor, o prazer de experimentar e desafiar que acompanha toda a obra de Hein Semke.

Por um lado, a visão do escultor de formas fechadas, essenciais e austeras, que resume a figura humana no volume do torso ou se centra na cabeça ou na máscara e que, nos trabalhos sobre tela ou papel, recusa a ilusão da perspetiva.

O artista cria volumes mínimos de camadas de tinta ao sobreimprimir monotipias, enquanto na xilogravura recupera a tridimensionalidade no talhar das madeiras, por vezes transformadas em relevos autónomos, como no caso das matrizes da série “Parlamento”.

Através das suas expressões mais líricas, místicas ou de crítica, se descobre uma parcela de Hein Semke, para quem a arte era o caminho para o conhecimento de si próprio e dos outros, no qual nós somos um todo único nesse universo de múltiplas cores, tal como refere no excerto do seu poema escrito em 1948; “e no fim, contudo, por mais variadas que sejam as cores, o anel fecha-se num círculo eterno no seu carácter único.”

A exposição “Somos todas as Cores” estará patente até 14 de novembro e pode ser visitada no seguinte horário: terça-feira das 14h30 às 18h00; de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00.