Museu de Portimão distinguido pela APOM

Na cerimónia anual de atribuição dos prémios da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, que teve lugar esta sexta-feira, 29 de outubro, no Museu de Marinha, em Lisboa, o Museu de Portimão acaba de ser distinguido com a Menção Especial, devido à exposição temporária “Edição Especial Covid-19 – Corrida Fotográfica de Portimão”.

A exposição temporária agora distinguida pela APOM, que pela quinta vez premeia o Museu de Portimão, representou uma iniciativa pioneira no quadro de um inesperado e difícil contexto de pandemia, transversal a todas as áreas da sociedade, nomeadamente ao setor cultural, com profundo impacto negativo no caso dos museus, sobretudo na sua relação com os públicos visitantes e as comunidades.

A mostra, que esteve patente de 12 de dezembro de 2020 a 27 de junho passado, reuniu os melhores trabalhos da 20ª edição da Corrida Fotográfica de Portimão, inspirada no profundo impacto que a pandemia teve na comunidade e que desafiou os participantes a enviarem online as suas imagens, o que permitiu uma maior adesão e interação em pleno confinamento.

“Tempos Estranhos”, “Sinais de Distância”, “Lugares de Esperança” e “Solidariedade” foram os quatro temas que desafiaram a criatividade dos fotógrafos, num difícil momento histórico e social, o que constituiu um importante contributo na recolha de testemunhos do presente, para memória futura.

Alternativa ao confinamento

Não sendo possível o envolvimento individual do habitualmente elevado grupo de participantes de forma presencial, numa prova tradicionalmente circunscrita ao território do concelho de Portimão, um dos principais objetivos passou pela conceção de uma alternativa para manter a desejável ligação pessoal a uma atividade museológica que sempre procurou motivar, através do registo fotográfico, a recolha de temas do património cultural, potenciando uma leitura mais contemporânea da envolvente social do seu tempo.

A exposição daí resultante reuniu os trabalhos considerados pelo júri como os vencedores e as melhores fotografias dos temas propostos, de um conjunto de imagens enviadas por 138 participantes de dez nacionalidades, provenientes de 25 cidades.

Para além do acesso direto e presencial na sala de exposições temporárias durante os períodos permitidos após o final dos vários confinamentos, a exposição pode ser acedida online no website do Museu de Portimão, em: https://www.museudeportimao.pt/images/00_MUSEU/2021/FILMES_DRONE/exposicaoCovidV2.mp4