Margarida Tengarrinha revela as suas "Raízes"

1 desenho expo raizes mt cartaz 1117x446px

23 de abril – 17h00 – Museu de Portimão

A inauguração no Museu de Portimão de uma mostra com desenhos a tinta-da-china, da autoria Margarida Tengarrinha, intitulada “Raízes” e marcada para as 17h00 do próximo dia 23, é o ponto de partida do programa de comemorações do 25 de Abril no município.

Num momento em que se celebra o 48º aniversário da Revolução dos Cravos, é na terra onde nasceu que a pintora portimonense pretende voltar às origens das suas raízes, apresentando como proposta visual o tema das árvores, num expressivo grafismo e intenso movimento de linhas e formas onde ramos, troncos e raízes, se encontram, entrelaçam e entreajudam.

Para Margarida Tengarrinha, também conhecida pela sua relevante intervenção política a partir da década de 1940, “estas são raízes comunicantes, solidárias, defensoras dos mais fracos e débeis, lição importante de forte simbolismo para todos nós.”

A inauguração da exposição será pautada pela doação ao Museu de Portimão de um quadro do artista algarvio Samora Barros, pintado em 1946, e que representa Margarida Tengarrinha aos 18 anos, antes da sua entrada na Escola de Belas Artes de Lisboa.

A mostra pode ser visitada até 26 de junho próximo no seguinte horário: terça-feira das 14h30 às 18h00; de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00.