Museu Norueguês acaba de receber "Prémio Museu Portimão"

O Museu de Portimão continua a merecer destaque além-fronteiras, ao ponto de dar nome desde 2018 a um dos EMYA - European Museum of the Year Award, distinção promovida pelo European Museum Forum e pelo Conselho da Europa e atribuída este ano ao Museu da Universidade de Bergen, na Noruega, dedicado sobretudo à história natural.

A entrega do “Prémio Museu Portimão”, que distingue o museu mais acolhedor e inclusivo da Europa, teve lugar ontem, 8 de maio, e esteve a cargo do respetivo diretor científico e administrador do European Museum Forum (EMF), José Gameiro, durante a cerimónia dos EMYA 2022, que decorreu no Museu Nacional da Estónia, sediado em Tartu, na qual o Museu da Mente, situado na cidade neerlandesa de Harlem, recebeu o prémio de “Museu Europeu do Ano”.

A cerimónia culminou a conferência anual sobre o tema “Museus que abordam questões locais e globais em e com suas comunidades”, que teve lugar de 4 a 7 de maio na Estónia, estando confirmado que o Museu de Portimão acolherá a edição dos EMYA 2024.

Excelência, inovação e responsabilidade social

O EMYA foi fundado em 1977 com o objetivo de reconhecer, encorajar, premiar e demonstrar a excelência e a inovação na área dos museus, particularmente no tocante à qualidade pública e responsabilidade social.

Em 2010, o Museu de Portimão foi distinguido com o Prémio Museu Conselho da Europa que, a par do Prémio Museu Europeu do Ano, constituem as duas principais categorias de distinções museológicas.

Esta importante distinção no contexto europeu visa salientar a articulação e interpretação em museus, no que toca ao seu território social e cidadania, à democracia, aos direitos humanos, à tolerância e ao diálogo intercultural, unindo culturas e superando fronteiras sociais e barreiras políticas.

Na sequência do acordo de parceria entre o Município de Portimão e o EMF, celebrado em 11 de julho de 2018, o Museu de Portimão passou a ser designado como “a casa” do Prémio Museu Europeu do Ano, recebendo a partir de então a documentação das candidaturas dos vários museus representativos dos 47 países que constituem o Conselho da Europa.

O galardão visa destacar de entre os museus europeus aquele que demonstre e transmita uma melhor, mais humana e amigável atmosfera de acolhimento e acessibilidade aos seus visitantes, no sentido de contribuir para uma maior atenção sobre as boas práticas de bem acolher.

Para além das duas distinções principais (Prémio Museu Europeu do Ano-EMYA e Prémio do Museu Conselho da Europa-CoE), existem mais cinco categorias de prémios, tendo sido criada em 2019 uma nova distinção, justamente designada “Prémio Museu Portimão”, que se destina ao museu europeu considerado como sendo o mais hospitaleiro, acessível e inclusivo.

Distinções atribuídas ao Museu de Portimão
O Museu de Portimão e um dos mais premiados, a nível nacional e internacional, tendo-lhe sido atribuídos, desde a sua abertura em 2008, as seguintes distinções:

Prémios nacionais:
2008 - Menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, pela Associação Portuguesa de Museologia;
2009 - Menção honrosa do Turismo de Portugal, na categoria “Novo Evento Público”;
2015 - Prémio Inovação e Criatividade pelo projeto "A nossa cultura sai à rua", atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia;
2019 - Menção honrosa na categoria "Inovação e Criatividade" nos Prémios APOM, com a atividade "A descarga do peixe no cais de Portimão", realizada nesse ano;
2021 - Prémio “Menção Especial” pela exposição "Covid-19 - Edição especial da 21ª Corrida Fotográfica de Portimão”.

Prémios internacionais:
2010 - Prémio “Museu Conselho da Europa 2010”, atribuído pelo Conselho da Europa;
2011 - Prémio “DASA – Mundo do Trabalho 2011”, primeira edição deste prémio atribuído na cidade de Dortmund, na Alemanha;
2011 - Prémio "Arara de Prata - Jovens talentos", pelo filme "À conversa com Manuel Teixeira Gomes", no Festival Tour Film Brazil 2011.