Férias Desportivas estão de volta para um verão em cheio


4 de julho a 12 de agosto

Entre 4 de julho e 12 de agosto, as crianças e jovens dos 6 aos 15 anos podem ocupar os seus tempos livres na 30ª edição das Férias Desportivas, projeto da Câmara Municipal de Portimão que decorre durante a pausa escolar de verão.

Com um programa rico em atividades desportivas, recreativas, culturais e de educação cívica e ambiental, este ano as Férias Desportivas estarão integradas no projeto municipal Férias de Verão – Portimão, que também contempla atividades no Museu de Portimão, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, na Quinta Pedagógica de Portimão e no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

As inscrições para as Férias de Verão abrem no dia 13 de junho e devem ser feitas online em cm-portimao.pt, tendo cada participante, de imediato, a possibilidade de se inscrever em diferentes núcleos e turnos.

Três turnos quinzenais

As atividades dos três turnos quinzenais relativos à 30ª edição das Férias Desportivas, que regressam ao seu formato original após dois anos de pausa devido à situação pandémica, decorrem nos seguintes núcleos: Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, Pavilhão Desportivo da Boavista, Complexo Desportivo de Alvor, Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande e Área Desportiva da Praia da Rocha.

No que diz respeito aos turnos, o primeiro decorre de 4 a 15 de julho, o segundo entre 18 e 29 de julho e o último de 1 a 12 de agosto, com atividades das 9h00 às 17h30, e pausa para almoço entre as 12h00 e as 14h00, exceto no núcleo da Área Desportiva da Praia da Rocha, uma vez que, as atividades têm lugar das 9h00 às 13h00.

São diversas as práticas desportivas que irão ocupar as crianças e jovens, para além das modalidades coletivas, sendo possível experimentarem ténis, futsal, andebol, ginástica, dança, surf, canoagem, windsurf, body-board, natação, entre outras. Também terão a oportunidade de praticar mini-golfe e participar em atividades como a visita a um parque de diversões aquáticas, entre outras.

Os valores relativos à inscrição variam em função dos núcleos que os participantes pretendam frequentar, sendo de 25 euros o valor para o núcleo da Área Desportiva e de 45 euros para os restantes núcleos.

Colaboram na iniciativa as seguintes entidades: Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão; Policia de Segurança Pública; Centro de Ciclismo de Portimão; Clube de Ténis e Padel de Portimão, Clube Naval D. João II – Alvor; Clube Naval de Portimão, Escola Shotokan de Karaté de Portimão; Grupo de Petanca de Portimão; Portimão Surf Clube; Portimonense Sporting Clube; Portinado – Associação de Natação de Portimão; Portisub; GEJUPCE – Gil Eanes Juventude Portimonense Clube, Navibordo; Marina de Portimão; e Tic Tac Bike Tour.

São parceiros deste projeto os Agrupamentos de Escolas da Bemposta, Eng.º Nuno Mergulhão, Manuel Teixeira Gomes, Poeta António Aleixo e Júdice Fialho, assim como as Juntas de Freguesia do concelho, sendo os principais patrocinadores das Férias Desportivas 2022 o Portimão Retail Center e a EMARP, além das empresas Slide & Splash, Golfland e Socialgar Seguros.

Resposta integrada de lazer para todos

O projeto Férias de Verão - Portimão criará uma resposta integrada de lazer para todos, com interação entre as atividades, quer na programação quer na sua concretização.

É propósito que as crianças e jovens possam participar em atividades diferenciadas, tendo em conta o nível de desempenho individual, e que também podem ter carater lúdico, desportivo, de lazer ou cultural, através da promoção do contacto com o ar livre, na forma de atividades estimulantes, desafiantes e de valor educativo, que contribuam para o melhor crescimento de todos os participantes.

Assim, no núcleo do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, as atividades estão a cargo do TIPO – Teatro Infantil de Portimão e vão focar-se no tema “Expressão dramática na educação da criança”, proporcionando às crianças um contacto com a arte dramática, através de fórmulas divertidas e criativas, aproveitando as faculdades naturais de cada um.

No núcleo da Quinta Pedagógica, o programa oferece um atrativo conjunto de iniciativas que privilegiará ateliês temáticos e atividades na natureza, sempre em contacto com os animais daquele espaço rural em plena cidade, onde também vai ser possível praticar diversos ofícios tradicionais, em simultâneo com a educação alimentar e ambiental.

Já no núcleo da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes propõem-se seis histórias, uma por semana, a partir das quais se desenvolvem diferentes oficinas/atividades de leitura, teatro, dança, pintura, marionetas, reciclagem, moldagem, dobragem e jogos, entre outras propostas.

As atividades nestes três núcleos, quê têm duração semanal, decorrem entre as 8h30 e as 13h30 e dirigem-se a participantes dos 6 aos 12 anos, tendo um custo de 15 euros por participante.

Por sua vez, no núcleo do Museu de Portimão, a Oficina Educativa, que é também dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos, decorre entre as 9h00 e as 17h30, com valor de 20 euros por semana, e propõe aos participantes seis semanas de diversão sob o mote "Dar água pela barba”.

O projeto deste ano é constituído por um conjunto de atividades que darão a conhecer a importância da água no território, não apenas na atualidade, mas ao longo da história enquanto elemento essencial à vida e comum a muitas atividades que desde tempos imemoriais marcaram o quotidiano da comunidade.

Nessa viagem pelas vidas que o Rio Arade viu, serão revisitadas as memórias, as tradições e o património cultural e natural, no sentido de estimular a criatividade e o sentido crítico dos pequenos participantes.

Todos os participantes no projeto Férias de Verão têm garantida a sua segurança, com o acompanhamento de coordenadores responsáveis da Câmara de Portimão, secundados por 90 monitores entre os 17 e 25 anos, cuja responsabilidade é apoiar os pequenos participantes nas atividades previstas, todas elas ajustadas às suas idades.

A verba de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais e almoço, bem como a oferta de um kit composto por t-shirt, mochila e boné, estando disponíveis informações complementares no site da autarquia, em: www.cm-portimao.pt


                                                                                                                                      logoCmp



@2018 - Sítio oficial do Museu de Portimão. Todos os direitos reservados.