Recriação "Um dia na Pré-História" em Alcalar

web post sitemuseu 1117x446px

13 maio

No âmbito das comemorações do 15º aniversário do Museu de Portimão, terá lugar no dia 13 de maio, entre as 10h00 e as 18h00, a já afamada recriação "Um dia na Pré-História" nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, entre as 10h00 e as 18h00.

Durante o dia os participantes poderão conhecer de uma forma interativa o quotidiano das populações pré-históricas através de um conjunto diversificado de ateliês práticos e didáticos representativos das atividades de caça, olaria, gravura, tecelagem, fabrico de ferramentas, processos de talhe, música, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, fabrico de instrumentos agrícolas e adornos, transporte de grandes monolíticos e moagem. Serão ainda realizadas visitas orientadas aos monumentos megalíticos por arqueólogos que escavaram e investigaram o sítio arqueológico.

O dia será ainda animado com a presença dos alunos dos cursos profissionais de Interpretação Teatral e de Cordas e Teclas do Agrupamento das Escolas da Bemposta que irão recriar sons e cenas do quotidiano daqueles tempos milenares.

A arqueologia experimental volta a marcar a oferta desta iniciativa com um conjunto de propostas que permitirão ao visitante participar e assistir à preparação dos alimentos até à sua confeção. Os mariscos, berbigão, ameijoa, peixe e carne, porco e borrego, fazem igualmente parte da ementa que os mais curiosos poderão provar. Sem fósforos e com facas de sílex a equipa, especializada neste tipo de experimentação, vai fazer o fogo e preparar os alimentos como se recuássemos 5000 anos utilizando os instrumentos de pedra.

A recriação histórica, que permite a centenas de famílias participarem nas atividades realizadas na pré-história de forma divertida e pedagógica, integra o conjunto de iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas desde 2006, pelo Museu de Portimão, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar (Monumento Nacional).