Skip to main content

“Prémio Museu Portimão” foi este ano atribuído ao museu basco Chillida Leku

 

O Museu de Portimão continua a merecer destaque além-fronteiras e, desde 2018, dá nome a um dos EMYA - European Museum of the Year Awards, distinção promovida pelo European Museum Forum e pelo Conselho da Europa e que este ano pertence ao Museu Chillida Leku, situado na localidade basca de Hernani.

A entrega do “Prémio Museu Portimão”, que distingue o museu mais acolhedor e inclusivo da Europa, teve lugar no passado sábado, 6 de maio, durante a cerimónia dos EMYA 2023 que decorreu no MUHBA – Museu d’Història de Barcelona.

Na ocasião também foi galardoado o “Museu Europeu do Ano 2023”, que constitui o prémio mais importante, atribuído ao L'ETNO - Museu Valenciano de Etnologia, constando dois museus portugueses na lista de 33 nomeados.

Outra das principais distinções dos EMYA é o “Prémio Museu do Conselho da Europa 2023”, atribuído nesta edição ao Arbejdermuseet, o Museu dos Trabalhadores de Copenhaga, capital da Dinamarca.

Criados para reconhecer a excelência no setor museológico europeu e promover processos inovadores e de excelência, os EMYA foram instituídos em 1977, ano da fundação do Fórum Europeu dos Museus, uma entidade do Conselho da Europa.

Durante a cerimónia dos EMYA, também foi passado o testemunho ao Museu de Portimão, que em 2024 acolherá este importante encontro dos museus europeus, um dos grandes eventos que integrarão as comemorações dos 100 anos de elevação de Portimão à categoria de cidade, estando desde já inscritos mais de 50 museus, possíveis candidatos às várias distinções a entregar na altura.

Ao longo dos quatro dias de reunião do Fórum Europeu dos Museus, estiveram presentes em Barcelona cerca de 300 especialistas em museologia, que participaram nos workshops, debates e intervenções de fundo constantes do programa, sendo previsível que em Portimão o número de museólogos seja superior.

 

                                                                                                                                      logoCmp



@2023 - Sítio oficial do Museu de Portimão. Todos os direitos reservados.