Skip to main content

Museu de Portimão festeja 15 anos

 

Recriação histórica na necrópole pré-histórica de Alcalar e visita noturna aos bastidores do Museu também fazem parte do programa de aniversário.

Ao longo deste mês de maio, o Museu de Portimão está a assinalar 15 anos de existência ao serviço da memória e identidade local com um conjunto de atividades, das quais se destacam “Um dia na Pré-História”, marcada para o dia 13, a já tradicional Corrida Fotográfica e a exposição “Manuel Guerreiro - O Homem do Jazz”, ambas a ter lugar no próximo dia 20.

O primeiro dos momentos relevantes da efeméride realiza-se no próximo sábado, 13 de maio, com mais uma recriação histórica “Um Dia na Pré-História” nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, na qual todos os interessados poderão participar gratuitamente.

Evento vocacionado para as famílias, ao longo de um dia muito animado será possível participar em ateliês pedagógicos de preparação e cozedura de alimentos, cerveja pré-histórica, fabrico de ferramentas e instrumentos agrícolas, oficina de gravura, processos de talhe e adornos, caça, olaria, tecelagem, transporte de grandes monólitos, moagem e outros rituais do quotidiano pré-histórico do povoado e dos túmulos funerários que constituem a necrópole de Alcalar.

Visita noturna guiada

A partir das 21h00 do dia 17 de maio, data de aniversário do Museu de Portimão, as portas serão abertas para revelar os bastidores deste equipamento cultural de referência, com uma visita guiada às coleções em reservas e aos espaços de trabalho, onde se restaura e conserva o espólio desta fábrica de histórias.

A atividade é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até 16 de maio, através dos contactos telefónicos 282 405 230 / 282 248 594 ou pelo e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Durante este dia de aniversário, a entrada será gratuita para todos os visitantes do Museu de Portimão e dos Monumentos Megalíticos de Alcalar, o mesmo sucedendo a 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.

Efeméride celebrada em todo o mundo desde 1997 pelo ICOM - Conselho Internacional dos Museus, serve de inspiração para o 18 de maio deste ano o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, no sentido de incentivar todos os equipamentos museológicos a mostrarem o seu potencial transformador para o desenvolvimento sustentável, enquanto espaços de bem-estar e de inclusão para todos.

23ª Corrida Fotográfica de Portimão

No sábado seguinte, 20 de maio, será dada às 9h00 partida para a edição presencial da 23ª Corrida Fotográfica de Portimão, que decorrerá até às 21h00. Todos os participantes receberão o respetivo “passaporte”, bem como a informação dos primeiros temas a fotografar e a localização do próximo posto de controlo, às 12h00.

De referir que esta edição conta novamente com a modalidade online, cujas inscrições podem ser efetuadas pelo link https://cutt.ly/J7OrIQs até 18 de junho, data em que terminará a receção de imagens.

Exposição temporária “Manuel Guerreiro, O Homem do Jazz”

Está agendada para as 17h00 de 20 de maio a inauguração da exposição temporária “Manuel Guerreiro, O Homem do Jazz”, que ficará patente no Museu de Portimão até 3 de setembro próximo.

Constituem a base desta mostra o amor pela música e a paixão pelo jazz do portimonense Manuel Guerreiro (1932-2005), o seu relevante e criativo percurso musical e o reconhecimento de uma intensa atividade artística, entre os seus e por todo o mundo.

Para além de realçar o forte desejo demonstrado por Manuel Guerreiro em partilhar e fomentar o gosto pela música nos clubes de jazz que criou (“O Caldeirão”/Ferragudo e o “Manoel’s Jazz Club”/Monte Carvoeiro), a exposição constitui uma merecida homenagem e um especial tributo à sua inspiradora e dinâmica vida.

Por isso, a música pautará estes momentos, com a atuação do Duo de Piano e Voz, formado por Leo Vrillaud e Sara Afonso, da Orquestra de Jazz do Algarve, que em diversos momentos interpretarão arranjos de temas de Jazz originários de várias décadas, versando linguagens intimistas e espontâneas com movimento.

Após a inauguração da exposição sobre Manuel Guerreiro, os presentes poderão degustar diferentes iguarias e sabores do mar, brindando ao 15º aniversário do Museu de Portimão e provando um bolo muito especial.

Museu de Portimão com várias distinções nacionais e internacionais

Inaugurado em maio de 2008, o Museu de Portimão recebeu nesse ano uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, pela Associação Portuguesa de Museologia, e no ano seguinte pelo Turismo de Portugal, na categoria “Novo Evento Público”.

Em 2010 foi distinguido internacionalmente com o prestigiante prémio “Museu Conselho da Europa” e em 2011 com o prémio “DASA - Mundo do Trabalho 2011”.

Ainda nesse ano foi premiado no Festival Tour Film Brazil, que teve lugar na cidade de Florianópolis, com a "Arara de Prata - Jovens Talentos", devido ao filme "À conversa com Manuel Teixeira Gomes", realizado na sua Oficina Educativa.

Em 2015 voltou a ser distinguido pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia, com o prémio “Inovação e Criatividade”, pelo projeto "A nossa cultura sai à rua” e, em 2020, novamente pela APOM recebeu o “Prémio Menção Especial”, na categoria “Inovação e Criatividade” através da exposição da “Edição Especial COVID-19, da Corrida Fotográfica de Portimão”.

De referir ainda que Portimão e o seu museu serão palco no próximo ano da Conferência Europeia e da cerimónia de entrega dos Prémios Museu Europeu do Ano EMYA 2024, no importante evento que integrará as comemorações dos 100 anos de elevação da Vila Nova de Portimão à categoria de cidade.

Fábrica de histórias

A festejar 15 anos no cumprimento da sua principal missão, o Museu de Portimão assume-se como um permanente observatório social e laboratório de ideias e de histórias, uma ponte cultural entre passado e futuro e um decisivo ponto de encontro para a descoberta, o conhecimento e a fruição do património local.

Numa relação de forte proximidade com a comunidade local, também se constitui como importante e dinâmico laboratório de ideias e projetos para a afirmação do território do município, revelando-se uma mais-valia turística para toda a região algarvia.

As comemorações do 15º aniversário são organizadas pela Município de Portimão em conjunto com o Museu de Portimão, contando para o efeito com o apoio de diversas entidades, entre as quais a Direção Regional de Cultura do Algarve, as Juntas de Freguesias de Portimão, Alvor e Mexilhoeira-Grande, o Sul Informação, o Grupo de Amigos do Museu de Portimão, o Ocean Revival, o CLCC, o Restaurante Restinga e a Associação - Núcleo Amigos Fotógrafos do Algarve.


                                                                                                                                      logoCmp



@2023 - Sítio oficial do Museu de Portimão. Todos os direitos reservados.