Exposição "the portuguese prison photo project"

Quem já viu uma prisão pelo lado de dentro? “The portuguese prison photo project” aceitou o desafio de dar a conhecer as prisões de Portugal. O resultado deste projeto fotográfico será apresentado no Museu de Portimão, no âmbito de uma exposição integrada no programa das comemorações do 50º aniversário do 25 de abril. Imagens contemporâneas das prisões portuguesas por dois fotógrafos, o português Luís Barbosa e o suíço Peter Schulthess, e imagens históricas com especial enfoque na detenção política pré 1974. Esta exposição fotográfica será inaugurada no dia 19 de abril de 2024 e prolongar-se-á até 1 de setembro.

É a quarta exposição do the portuguese prison photo project. A primeira foi apresentada em 2017 no edifício da antiga prisão do Porto, que alberga atualmente o Centro Português de Fotografia (CPF). A segunda foi realizada em 2019 no Museu do Aljube Resistência e Liberdade e a terceira no Arquivo Nacional Torre do Tombo em 2021/2022.

Lançado por Daniel Fink, investigador prisional suíço, este projeto fotográfico juntou os dois fotógrafos, a historiadora prisional professora Maria José Moutinho Santos, o antigo diretor do Museu do Aljube Resistência e Liberdade, o professor Luís Farinha, e investigadores prisionais de universidades de Portugal e da Suíça para uma cooperação única. A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) autorizou os fotógrafos a fotografar no interior das suas prisões.

A exposição dos dois fotógrafos oferece uma visão transversal das prisões de Portugal, das maiores às mais pequenas, das mais antigas às mais recentes, prisões para homens, jovens delinquentes ou mulheres. As imagens dão-nos uma visão das condições de vida nos estabelecimentos penitenciários de Portugal. Luís Barbosa tenta mostrar o ponto de vista dos reclusos, colocando o ambiente e a atmosfera em primeiro lugar, em fotografias a preto e branco. Por sua vez, Peter Schulthess documenta as prisões mais do ponto de vista institucional, utilizando imagens de alta resolução e a cores para revelar os mais pequenos pormenores. Pelas primeiras fotografias realizadas para o projeto em 2017, Luís Barbosa recebeu o prémio de melhor trabalho fotográfico da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) em 2018.

A inauguração tem lugar no dia 19 de abril, às 19h00, e é precedida de uma conferência, de acesso livre, sobre as condições de vida nas prisões antes de 1974, e de informações sobre a forma e o conteúdo da atual exposição. Os dez oradores prosseguirão no dia 20 de abril de 2024 para debater o atual sistema prisional português.

Mais info aqui