Lota de Alvor
Inaugurada a 11 de março de 2023, a requalificação da Lota de Alvor foi alvo de trabalhos de restauro, visando viabilizar o edifício no sentido de o tornar um espaço privilegiado de valorização patrimonial e dinamização cultural da vila e suas gentes.
A lota de Alvor foi construída no início do século XX, correspondendo ao espaço onde era comercializado, através do método de leilão à boca, o pescado capturado pela comunidade piscatória local, recorrendo a artes tradicionais de pesca, desde as mais antigas como o chinchorro ou a sacada, ao aparelho de anzol ou palangre, alcatruzes, covos, murejonas e redes. Deixou de funcionar nos finais dos anos 80, início dos anos 90, com a centralização de toda as lotas de peixe do município no Parchal, sob a gestão da Docapesca.
A renovada lota homenageia a comunidade de Alvor e a riqueza do seu património marítimo, dispondo de um quiosque interativo que faculta aos visitantes o acesso a informações detalhadas sobre a matriz identitária da histórica vila. O quiosque interativo, inclui dados sobre a ocupação humana da zona, com algumas das principais atividades e espaços ao longo do tempo, o património material e imaterial composto pelas principais artes piscatórias locais e de exploração da Ria de Alvor, sem esquecer os imóveis históricos e a rica tradição oral e gastronómica, entre outros motivos de interesse.
O imóvel beneficiou de uma importante intervenção, de acordo com o projeto de requalificação iniciado em 2022 pelo Município de Portimão, ao abrigo do programa MAR2020.
O edifício da Lota de Alvor, propriedade da Docapesca pretende restaurar, conservar e dinamizar o imóvel, para perpetuar os conhecimentos e transmissão de saberes da comunidade local, em articulação com o Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor. Este é um imóvel que simboliza um dos principais panteões do património piscatório edificado, histórico e cultural daquela vila algarvia.
Esta intervenção representa um projeto fora de portas do Museu de Portimão, que durante três anos recolheu valioso espólio junto da população de Alvor, que em muito contribuiu para o módulo interativo agora disponibilizado. A dinamização cultural do espaço é o principal objetivo do projeto, que tem em consideração os pescadores reformados que diariamente procuram a antiga lota como ponto de contemplação e de socialização. Esta valorização simboliza igualmente um reforço positivo na oferta e empreendedorismo turístico do município, pois a antiga lota constitui um dos cartões de visita para os largos milhares de turistas que procuram Alvor.
Faz parte dos planos municipais integrar a lota e zona envolvente nos circuitos turísticos relacionados com património cultural e de natureza, sustentabilidade marítima, piscatória e ambiental ou com o ecoturismo, sendo criadas condições para pequenos passeios comentados pela Ria de Alvor sobre temas da sua história e vivências, ou centrados na rica biodiversidade local.
Museu de Portimão tel.: +351 282 405 230 |